Recomendações

(12)
Roni Pereira, Escritor de Não Ficção
Roni Pereira
Comentário · ano passado
Em NENHUM MOMENTO no texto eu digo que não há "socialismo de verdade". Eu citei os países onde vigorou e vigora o socialismo, inclusive a desastrosa Coreia do Norte. Daí vir aqui me atribuir afirmações como "deturparam Marx" ou "mas isso não é o socialismo de verdade" é puro delírio de sua parte. Refutando o que não foi dito, Tiririca demole até Sócrates.

Curioso é que você me acusa de fazer o que você faz. Você pinta o capitalismo como um paraíso que não pode dar errado: sempre é inflação baixa, comércio aberto, respeito à propriedade, prosperidade... daí se algo fugir do script, triunfante, você diz que o "capitalismo passa longe disso", que é a versão direitista do "não é verdadeiro socialismo". Quando começa é as mil maravilhas, quando fracassa, "não é capitalismo, mas socialismo". Assim fica fácil.

Reduzir um complexo sistema econômico como o capitalismo a comércio aberto, inflação baixa e a não confisco de bens é um reducionismo ridículo, e para quem me manda ler "teoria econômica", é ainda mais patético. Você diz por exemplo que o comércio da Venezuela é fechado. Se refere-se à pouca importação, de fato é. Mas a Austrália também está entre os comércios mais fechados, segundo um levantamento de 2016. Você vai dizer que a Austrália é socialista, flor? Não se esqueça que na Venezuela ainda há multinacionais, algo inadmissível na Coreia do Norte, por exemplo.

Quer dizer que confisco de bens é sintoma de socialismo? Eita :(alguém deveria ter avisado isso aos legisladores americanos durante a Guerra Civil. Em 1861 e 1862, entre as "medidas de guerra" estavam atos que permitiriam confisco de propriedades usadas para "propósitos insurrecionais" (https://en.wikisource.org/wiki/1911_Encyclop%C3%A6dia_Britannica/Confiscation). O direito romano também permitia que o fisco tomasse propriedade para o imperador. Vai ver o Império Romano era socialista (não será surpresa se você acreditar nessa idiotice).

Nem mesmo as teorias econômicas mais liberais, como a teoria quantitativa da moeda, recorrem a essa simplificação tão idiota que você faz: insinuar que hiperinflação só ocorre no socialismo. A hiperinflação é basicamente muito dinheiro circulando para pouca produção e serviço. Trata-se de um problema que pode ocorrer em qualquer sistema econômico. Os EUA tiveram esse problema no século XVIII, era socialismo? A União Soviética teve problemas com hiperinflação nos sete primeiros anos, mas depois conseguiu controlar a crise. Era capitalista?

Não sou eu quem faz o Brasil um país de merda. Mas sim gente com arrogância asinina tipo você, que vem aqui escrever um monte de besteiras e mandar outras pessoas lerem o que você não leu. É o mesmo tipo de imbecil que quer ensinar nazismo aos alemães ou economia ao The Economist.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Maringá (PR)

Carregando

Renata Reis

Entrar em contato